Nos Bastidores Lehman Brothers
Adicionar a lista de desejos
Recomendar para um amigo

Nos Bastidores Lehman Brothers

Como Grandes Impérios Podem Virar Pó

Peter Chapman

Saiba mais
Esgotado

Produto sob encomenda junto aos nossos fornecedores

Previsão de entrega e valor do frete

Não sei meu CEP

Previsão de entrega e valor do frete

CEP Entrega em | Frete: R$ Utilizar outro CEP

Avise-me quando chegar

Sinopse

Peter Chapman escreveu este livro com base na época em que o Lehman Brothers ajudou a constituir o mercado financeiro mundial. Os leitores encontrarão, por exemplo, informações sobre Bobbie Lehman, neto de um dos fundadores, que impulsionou o crescimento do banco entre 1925 e 1969.

Como o autor é claramente admirador de Bobby Lehman, ele faz poucos elogios a Richard Fuld, um corretor de carreira que se tornou presidente da empresa, em 1993, e a dirigiu até sua falência, em 2008.

O fundador do banco, Henry Lehman, chegou em Nova York em 11 de setembro de 1844, vindo da Bavária aos 22 anos de idade. Ele e seus irmãos seguiram para o Alabama, tornando-se bem-sucedidos comerciantes de algodão e criando o banco Lehman Brothers em 1850. Os grandes produtores de algodão faziam seus depósitos ali, pois consideravam este banco extremamente seguro.

Repleto de nomes importantes para a história do Lehman Brothers, este livro vai encantar os aficcionados por Wall Street com a conclusão de Peter Chapman: ""o Lehman Brothers morreu quando uma instituição outrora nobre foi pega vendendo lixo para o mundo"".

""Os paralelos históricos que o autor fornece são muito provocantes e ilustrativos"".
The New York Times

""Nos bastidores do Lehman Brothers conta a história da ascensão e queda do Lehman Brothers. Peter Chapman capta os altos e baixos da empresa com admirável clareza, especialmente a arrogância que levou ao seu fim. Uma contribuição valiosa à história de Wall Street.""
Charles Geisst, professor do Manhattan College e autor de Wall Street.

Este livro trata da influência exercida sobre a história norte-americana nas finanças, no comércio e no sistema bancário desde a chegada de Henry Lehman em 1844. Este livro poderia ser adotado em qualquer curso de Economia, tendo os Lehmans como um caso histórico onde o micro informa o macro.

Chapman conta muito bem a vinda dos irmãos Henry e Emmanuel Lehman da Bavária, na década de 1840, e o começo como mascates no velho Sul. Ele segue explicando a transição pós-Guerra Civil para banqueiros e financistas, a mudança para a área de subscrição de empresas tão diversas quanto a United Fruit, a Woolworth, a Sears Roebuck, a Studebaker, a Pan Am, a Campbell Soup, a RKO Studios e os produtores de Um Bonde Chamado Desejo.

Ao longo do livro, Chapman mostra vívidos encontros com personagens como Teddy Roosevelt, Joseph Kennedy, Paul Mazur, Edward Bernays, Allen DuMont e FDR. Chapman também explica os vários investimentos e práticas eticamente complicados que o mundo financeiro usa, alguns pelo próprio Lehman Brothers e seus concorrentes.

Nos últimos capítulos, Chapman conta os erros e ""atalhos"" dos últimos 25 anos do Lehman Brothers, que o levaram ao fracasso em setembro de 2008. É nesses capítulos finais que Chapman detalha os violentos ataques filosóficos e legislativos de Reagan por meio de Clinton e até Bush Jr., que implantou a desregulamentação bancária e deu aos consumidores (e a outros bancos) pouquíssimas proteções.

Descrição do produto e ficha técnica

Título: Nos Bastidores Lehman Brothers
Subtítulo: Como Grandes Impérios Podem Virar Pó
Autor: Peter Chapman
Editora: Editora Saraiva
Edição: 1
Ano: 2011
Idioma: Português
Especificações: Brochura | 328 páginas
ISBN: 978-85-0214-437-8
Peso: 10g
Dimensões: 224mm x 152mm