Nos Bastidores Lehman Brothers
Adicionar a lista de desejos
Recomendar para um amigo

Nos Bastidores Lehman Brothers

Como Grandes Impérios Podem Virar Pó

Peter Chapman

Saiba mais
Por: R$49,00

Produto sob encomenda junto aos nossos fornecedores

Previsão de entrega e valor do frete

Não sei meu CEP

Previsão de entrega e valor do frete

CEP Entrega em | Frete: R$ Utilizar outro CEP

Avise-me quando chegar

Sinopse

Peter Chapman escreveu este livro com base na época em que o Lehman Brothers ajudou a constituir o mercado financeiro mundial. Os leitores encontrarão, por exemplo, informações sobre Bobbie Lehman, neto de um dos fundadores, que impulsionou o crescimento do banco entre 1925 e 1969.

Como o autor é claramente admirador de Bobby Lehman, ele faz poucos elogios a Richard Fuld, um corretor de carreira que se tornou presidente da empresa, em 1993, e a dirigiu até sua falência, em 2008.

O fundador do banco, Henry Lehman, chegou em Nova York em 11 de setembro de 1844, vindo da Bavária aos 22 anos de idade. Ele e seus irmãos seguiram para o Alabama, tornando-se bem-sucedidos comerciantes de algodão e criando o banco Lehman Brothers em 1850. Os grandes produtores de algodão faziam seus depósitos ali, pois consideravam este banco extremamente seguro.

Repleto de nomes importantes para a história do Lehman Brothers, este livro vai encantar os aficcionados por Wall Street com a conclusão de Peter Chapman: ""o Lehman Brothers morreu quando uma instituição outrora nobre foi pega vendendo lixo para o mundo"".

""Os paralelos históricos que o autor fornece são muito provocantes e ilustrativos"".
The New York Times

""Nos bastidores do Lehman Brothers conta a história da ascensão e queda do Lehman Brothers. Peter Chapman capta os altos e baixos da empresa com admirável clareza, especialmente a arrogância que levou ao seu fim. Uma contribuição valiosa à história de Wall Street.""
Charles Geisst, professor do Manhattan College e autor de Wall Street.

Este livro trata da influência exercida sobre a história norte-americana nas finanças, no comércio e no sistema bancário desde a chegada de Henry Lehman em 1844. Este livro poderia ser adotado em qualquer curso de Economia, tendo os Lehmans como um caso histórico onde o micro informa o macro.

Chapman conta muito bem a vinda dos irmãos Henry e Emmanuel Lehman da Bavária, na década de 1840, e o começo como mascates no velho Sul. Ele segue explicando a transição pós-Guerra Civil para banqueiros e financistas, a mudança para a área de subscrição de empresas tão diversas quanto a United Fruit, a Woolworth, a Sears Roebuck, a Studebaker, a Pan Am, a Campbell Soup, a RKO Studios e os produtores de Um Bonde Chamado Desejo.

Ao longo do livro, Chapman mostra vívidos encontros com personagens como Teddy Roosevelt, Joseph Kennedy, Paul Mazur, Edward Bernays, Allen DuMont e FDR. Chapman também explica os vários investimentos e práticas eticamente complicados que o mundo financeiro usa, alguns pelo próprio Lehman Brothers e seus concorrentes.

Nos últimos capítulos, Chapman conta os erros e ""atalhos"" dos últimos 25 anos do Lehman Brothers, que o levaram ao fracasso em setembro de 2008. É nesses capítulos finais que Chapman detalha os violentos ataques filosóficos e legislativos de Reagan por meio de Clinton e até Bush Jr., que implantou a desregulamentação bancária e deu aos consumidores (e a outros bancos) pouquíssimas proteções.

Descrição do produto e ficha técnica

Título: Nos Bastidores Lehman Brothers
Subtítulo: Como Grandes Impérios Podem Virar Pó
Autor: Peter Chapman
Editora: Editora Saraiva
Edição: 1
Ano: 2011
Idioma: Português
Especificações: Brochura | 328 páginas
ISBN: 978-85-0214-437-8
Peso: 450g
Dimensões: 224mm x 152mm